top of page
Buscar

Probióticos e prebióticos essenciais à saúde.


De acordo com OMS – Organização Mundial da Saúde – os probióticos são “organismos vivos que, quando administrados adequadamente, conferem benefícios à saúde do hospedeiro” (FAO/WHO, 2001).

Os probióticos estão no organismo desde o nascimento. Eles são bactérias benéficas presentes principalmente no intestino e são responsáveis pela absorção de nutrientes e por melhorar o sistema imune. Atuam no equilíbrio bacteriano intestinal auxiliando no controle do colesterol, de diarreias e até mesmo na redução do risco de câncer, além combater infecções.

Os probióticos, portanto, são essenciais para manter a boa saúde digestiva, intestinal e ajudar a prevenir doenças, pois sua função é colonizar e proteger a parede intestinal, evitando, assim, que moléculas alergênicas e micro-organismos patogênicos façam mal à saúde.

Como produtos farmacêuticos manipulados ou alimentares, os probióticos podem ser componentes de alimentos como leite fermentado e iogurte, ou encontrados na forma de pó ou cápsulas.

Entre os diversos gêneros que compõem as culturas probióticas, destacam-se o Bifidobacterium e o Lactobacillus.

Já os chamados prebióticos são fibras não digeríveis. Eles Funcionam como alimento para as bactérias intestinais benéficas, isto é, os probióticos.

Essa combinação de probióticos e prebióticos é ideal para reorganizar a flora intestinal, melhorar a digestão e absorção de açúcares, o metabolismo da glicose e dos lipídios, além proteger o organismo contra os fatores de risco de doenças cardiovasculares.

Mas atenção, como os prebióticos são fibras alimentares, eles devem ser consumidos moderadamente, principalmente por pessoas com problemas intestinais, já que podem causar diarreia e flatulência, se não ingeridos na dose certa.

Os representantes mais conhecidos dos prebióticos são frutooligosacarídeos (FOS) e inulina. Alimentos como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo e mel, por exemplo, são ricos em FOS.

Já a inulina está presente principalmente na raiz da chicória, no aspargo e na alcachofra. Pesquisas recentes mostram que a inulina tem a capacidade de aumentar a absorção de cálcio e de magnésio pelo organismo.

Os benefícios desses alimentos funcionais – prebióticos e probióticos – portanto, ajudam no funcionamento saudável do organismo assegurando melhora na qualidade de vida do indivíduo.

369 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page