top of page
Buscar

Saiba quais exames fazer antes de começar a treinar, para potencializar os resultados e prevenir sua


É como diz aquela máxima, o ano só começa de verdade depois do Carnaval. Se pra você for assim, que tal colocar em prática aquela promessa de Ano Novo de voltar ou começar a se exercitar?

Mas antes de começar qualquer atividade física, procure sempre o seu médico. Ele avaliará sua saúde e fará alguns testes para idenficar, por exemplo, sua massa corporal e frequência cardíaca. A avaliação de sua condição física também será importante para descobrir qual é o treino mais adequado ao seu perfil. Dessa forma, fica mais fácil garantir melhores resultados e evitar qualquer dano à saúde. Afinal, sua saúde está em primeiro lugar, não é mesmo?

Veja abaixo alguns dos exames mais importantes: Teste de esforço Ideal para saber como seu coração se comporta durante o exercício físico, o teste ergométrico simples ou o ergoespirométrico, além de avaliar possíveis cardiopatias, detecta o VO2 máximo (capacidade que os músculos têm de aproveitar o oxigênio durante a atividade física). Ecodopplercardiograma Este exame é uma espécie de ultrassom do coração, que verifica com mais detalhes seu funcionamento para detectar doenças cardíacas. Exames de sangue (hemograma, glicemia, ureia e creatinina, lipidograma, ácido úrico, entre outros) Além de anemia e deficiência de vitaminas, eles ajudam a encontrar um objetivo inicial para a atividade e a analisar o funcionamento de rins e fígado para a prescrição adequada de suplementos. Calorimetria indireta Teste que faz o cálculo do gasto calórico em repouso e durante o esforço. Com ele, é possível indicar uma atividade que queime a quantidade de calorias necessária para seu objetivo, seja ele emagrecer, manter peso ou ganhar massa muscular. Bioimpedância Feito por meio da aplicação de uma pequena corrente elétrica pelo corpo, este exame descobre a composição corporal, ou seja, a quantidade de tecido adiposo e muscular que o seu corpo possui. Assim, fica mais fácil definir um objetivo no treino e também acompanhar sua evolução. Avaliação ortopédica Deve ser feita, principalmente por iniciantes, pois muita gente começa a fazer uma atividade e sente dores na coluna, nos joelhos e não tem informação do que pode ser isso. Normalmente, as avaliações mais simples já bastam para começar a atividade física com segurança. Avaliação nutricional Realizada por um nutricionista, identifica suas necessidades alimentares e ajuda a reverter as carências encontradas no organismo. Através dessa análise, é possível definir o equilíbrio entre as necessidades energéticas e a ingestão de alimentos.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page