LOJA UMARIZAL

Travessa 14 de Março, 1440 

Entre José Malcher e João Balbi

COM ESTACIONAMENTO

PARA CLIENTES

 

Tel.: (91) 3222.5222

 

Fax: (91) 3085.9048

 

LOJA

BATISTA CAMPOS

Rua dos Mundurucus, 1806

Em frente à Praça Batista Campos.

 

Tel.: (91) 3222.0315      

DELIVERY

© 2014 NFarma Farmácia de Manipulação. Todos os direitos reservados. CNPJ: 34.885.509/0001-80 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Blogger - White Circle

Calma! Manchas escuras em virilha e axilas têm tratamento.

09/03/2016

 

De modo geral, manchas na pele sempre incomodam, estejam elas em áreas mais expostas como o rosto ou escondidas sobre as roupas, em locais como virilha e/ou axilas.

 

Como essas regiões são mais suscetíveis ao atrito provocado pelas roupas e pela depilação, nosso próprio organismo, na tentativa de se proteger dessas agressões, cria uma camada espessa de pele que escurece com facilidade, pois os melanócitos, células produtoras de melanina, responsáveis pela pigmentação da pele, aumentam sua produção, intensificando o escurecimento.

 

Alguns procedimentos estéticos como a depilação - tanto à lâmina quanto à cera,  causa traumas locais gerando inflamação, vermelhidão e posteriormente escurecimento. Problema conhecido clinicamente como hipercromia residual pós-inflamatória. Por isso, capriche na hidratação da pele e faça pelo menos uma esfoliação semanal.

 

Outro fator que potencializa o aparecimento desse tipo de mancha é o excesso de peso, visto que o atrito é maior e a irritação também é mais frequente, principalmente na parte interna das coxas. No entanto, em pacientes muito obesos, de acordo com a Dra. Karina Ferreira Oliveira, manchas escuras podem ser acantose nigricans,  provocadas pelo excessso de insulina, cabendo neste caso, uma análise criteriosa do médico, a fim de indicar o melhor tratamento.

 

A intensidade das manchas, para além desses fatores, também depende do tipo de pele. Como já falamos no post sobre Melasma, as pessoas com tons de pele mais escuro tem mais probabilidade de apresentar manchas, já que produzem mais melanina e estão, portanto, mais sujeitas à hiperpigmentação.

 

Para proteger a pele e evitar manchas, veja algumas dicas:

  • Capriche na hidratação. Ela ajuda a reduzir a fricção na pele e, consequentemente, o seu escurecimento.

  • Evite o uso de roupas justas, especialmente as de tecidos grossos e ásperos. Dê preferência por tecidos macios e leves;

  • Tome cuidado na hora da depilação com cera quente ou à lâmina e não se esqueça de hidratar e esfoliar a pele;

  • Evite os desodorantes e soluções com álcool.

  • E não esqueça, o sol é um dos piores inimigos, pois piora as manchas. Então, abuse do filtro solar.

 

Além das dicas acima, evite utilizar receitas caseiras no tratamento de manchas, como remenda Dra. Karina Ferreira Oliveira, pois a pele de áreas como axilias e virilhas são finas e constamente submetidas a atrito. Então, alternativas caseiras como água oxinada e limão com açúcar, podem agravar a situação. Ainda de acordo com a médica, os peelings superficiais são os mais recomendados,  justamente para não piorar a inflação, pois "quanto mais inflamado, mais vermelho. Quanto mais vermelho, mais manchado".

 

Assim, para tratar manchas na pele, consulte sempre seu médico, para que ele faça uma avaliação e decida qual a melhor forma de tratar o problema. E, lembre-se, na manipulação é possível combinar o uso de várias substâncias tópicas com ação despigmentante que vão ajudar no clareamento das manchas.

*Dra. Karina Ferreira Oliveira (CRM-PA 5918) é médica, tem 20 anos de formada e é pós-graduada em Medicina Estética . É proprietária da clínica Lá Vanitè, em Belém do Pará, onde atua justamente na área de medicina estética e antienvelhecimento.

 

 

Please reload

Posts Em Destataque

O Açúcar e a Pele

April 16, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 19, 2019

April 16, 2018

April 12, 2018

April 20, 2017

Please reload

Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square