LOJA UMARIZAL

Travessa 14 de Março, 1440 

Entre José Malcher e João Balbi

COM ESTACIONAMENTO

PARA CLIENTES

 

Tel.: (91) 3222.5222

 

Fax: (91) 3085.9048

 

LOJA

BATISTA CAMPOS

Rua dos Mundurucus, 1806

Em frente à Praça Batista Campos.

 

Tel.: (91) 3222.0315      

DELIVERY

© 2014 NFarma Farmácia de Manipulação. Todos os direitos reservados. CNPJ: 34.885.509/0001-80 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Blogger - White Circle

Exercício Físico, um poderoso aliado da sua saúde.

06/11/2014

Pesquisa reforça a necessidade de treinos diários, que ajudam não só o corpo a se manter em forma, como também a cognição cerebral, agindo na prevenção de doenças neurológicas, como o Alzheimer.

 

Praticar exercícios físicos regularmente traz ainda mais benefícios do que se pensava. E mesmo que a pessoa só inicie as atividades já adulta ou mesmo na terceira idade. Pesquisadores do Centro de BrainHealth na Universidade do Texas (EUA) publicaram na revista on-line Frontiers Aging Neuroscienceum estudo que prova, cientificamente, que a prática de exercícios aeróbicos ajuda adultos saudáveis no envelhecimento, revigora a memória e a plasticidade do cérebro, e, claro, incrementa o físico. O trabalho reforça a necessidade de treinos diários, que ajudam não só o corpo a se manter em forma, como também a cognição cerebral, agindo na prevenção de doenças neurológicas, como o Alzheimer.

Participaram do experimento adultos com idades entre 57 e 75 anos, considerados sedentários, que foram orientados a realizar diariamente treinamentos físicos. O grupo praticou atividades aeróbicas supervisionadas. Durante três meses, três vezes por semana, eles se exercitaram em uma bicicleta ergométrica ou em uma esteira por uma hora.

Os pesquisadores avaliaram os participantes em três momentos: antes do início das atividades, na metade dos testes (após seis semanas) e no fim das 12 semanas de atividades. Nessas ocasiões, foram medidos o fluxo sanguíneo cerebral e a aptidão cardiovascular dos voluntários. Nas avaliações, constataram-se alterações no fluxo cerebral dos participantes. “Uma região fundamental onde vimos aumento do fluxo sanguíneo cerebral foi o cingulado anterior, indicando uma maior atividade neuronal e taxa metabólica. O cingulado anterior tem sido associado à cognição superior, no fim da vida”, explicou Sina Aslan, fundador e presidente da Advance MRI. “Ao medir o fluxo sanguíneo cerebral, de forma não invasiva, detectamos alterações cerebrais muito relevantes e positivas”, assinalou Aslan.

Segundo Sarah Chapman, diretora-chefe do Centro de BrainHealth e uma das autoras do trabalho, os pesquisadores levaram em conta indícios anteriores de que os exercícios podem ajudar a cognição do cérebro. “Esse estudo baseia-se em um corpo de evidências crescentes que ilustram o quão altamente maleável o cérebro humano é. Mas nosso cérebro e sua neuroplasticidade também têm um lado negativo. Se não adotarmos adequadamente hábitos físicos e mentais saudáveis, vão perder o terreno”, afirmou a cientista. Ela destacou a importância de regularidade nos exercícios, lembrando que, assim como acontece com o corpo, os benefícios ao cérebro não são duradouros se as atividades forem interrompidas.

 

Fonte Vilhena Soares - Correio Braziliense

Please reload

Posts Em Destataque

O Açúcar e a Pele

April 16, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 19, 2019

April 16, 2018

April 12, 2018

April 20, 2017

Please reload

Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square