Definitivamente nosso organismo não foi feito para aguentar uma ingestão exacerbada de açúcar. Além de danos como diabetes tipo 2, obesidade e inflamação, o açúcar também é o grande vilão do envelhecimento cutâneo.
Sim! É isso mesmo. São os doces os grandes responsáveis pelo excesso de rugas e flacidez cutânea, portanto moderar na quantidade de açúcar ingerido não é uma medida adotada apenas para equilibrar o peso. Em demasia ele pode ocasionar doenças graves e acelerar o envelhecimento da pele. Essa ação negativa que a glicose promove no organismo é chamada de glicação.
A glicação é uma reação na qual carboidratos como a glicose ligam-se permanentemente às proteínas que sofrem modificações e impedem que as células desempenhem seus papéis de maneira correta.
Essa mutação leva a formação de AGE’S (produtos finais da glicação avançada), substâncias responsáveis pela aceleração do envelhecimento. Acho que você já ouviu falar em “Cremes antiaging”, pois é, são produtos destinados a retardar o máximo possível o envelhecimento decorrente da ingestão de açúcar.
Os AGE’S provocam o endurecimento e a degradação dos tecidos de suporte cutâneo causando danos as fibras dérmicas (colágeno e elastina). Assim elas vão perdendo progressivamente a elasticidade e a tonicidade, o que favorece o aparecimento de rugas e flacidez na superfície da pele.
Fique atento, alimentos de alto índice glicêmico (balas, doces, refrigerantes e massas, dentre outros) e alimentos ricos em gorduras trans favorecem a reação de glicação.
Como tratar e/ou prevenir a glicação:
Glycoxil: é um suplemento (peptídeo derivado da carcinina) que atua em duas etapas da glicação. Ele impede que a molécula de glicose se uma a proteína no processo de glicação e retira a molécula da glicose deixando a proteína livre novamente.
Alistin: é um ingrediente pra uso tópico em cremes e géis que possui ação antiglicante e desglicante e bioprotetoras. Possui ação preventiva e reparadora dos danos causados na pelo pelo açúcar e radicais livres.
コメント