Buscar

Por que Emagrecer parece ser tão difícil?


Por que Emagrecer parece ser tão difícil? Você já se perguntou se quer Emagrecer ou se quer ser Emagrecido???? Isso faz toda a diferença!

Lembre-se: SE VOCÊ QUISER, VOCÊ EMAGRECE! Basta você estar disposta a modificar seu estilo de vida, se libertar de hábitos prejudiciais como: sedentarismo, optar por escolhas alimentares inteligentes e moderar no tamanho das porções nas refeições . E não, você não vai passar fome!

Vamos as dúvidas mais frequentes:

1-POR QUE É TÃO DIFÍCIL MUDAR OS HABITOS ALIMENTARES? QUAL A MAIOR DIFICULDADE?

Toda mudança vem envolta a desconforto e a alimentar não é diferente. Quando falamos em MUDANÇA DE HABITO ALIMENTAR a primeira palavra que vem a cabeça é a tão temida DIETA e esse já constitui um fator impactante de resistência.

Visto que, entrar numa nova realidade que traz a ideia de restrição, de sacrifício, de dissabor e monotonia alimentar altera a ideia do benefício do consumo de usufruir de um prazer. O prazer de comer!

Dentre as várias dificuldades, podemos citar a dificuldade de se libertar de hábitos trazidos desde a infância, dos hábitos associados as questões culturais, sociais, ambientais, familiares e emocionais (os chamados alimentos de consolo - confort food).

Além da dificuldade de se livrar do apelo comercial ao consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio, gordura e açucares e de baixíssimo valor nutricional, mas de uma praticidade inquestionável, que gera comodidade e dependência pela facilidade de acesso .

Enfim, as dificuldades consistem em quebrar paradigmas e desmistificar os conceitos de que "dieta" é sacrifico, quando na verdade ela está inserida na reeducação alimentar e não nas dietas da moda que geram resultados momentâneos. É entender que a CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO é uma ferramenta de equilíbrio bioquímico, funcional, enzimático e metabólico que oferta melhorias não só de hábitos alimentares, mas de melhoria de qualidade de vida, de longevidade e de disposição física e mental para todas as atividades do dia a dia .

2 - Qual o primeiro passo para quem pretende melhorar a alimentação, ou seja, por onde se deve começar?

O primeiro passo é desenvolver a conscientização de que práticas, hábitos e concepções alimentares podem ser direcionadas à mudanças sem radicalismo.

De maneira fácil, saudável, prazerosa e com muito sabor. Mesmo que as condições da vida moderna tente convencer do contrário.

Nesse contexto, o ideal é sempre iniciar essa mudança alimentar com a busca do PROFISSIONAL NUTRICIONISTA. Que é o profissional habilitado a entender, analisar e adequar o plano alimentar dentro das 4 leis essenciais da alimentação (Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação). Ajustando, desse modo, a conduta dietética de acordo com as necessidades e especificidades de cada indivíduo e respeitando preferências e aversões, horários e estilo de vida. E, sobretudo, se desapegar do principal defeito dos momentos atuais que é o de acreditar em tudo o que vem sendo publicado em blogs, sites, instagrans e revistas que tratam do tema Nutrição sem nenhum embasamento científico. Estes propagam a ideia de que para emagrecer, deve-se fazer dietas rigorosas que, via de regra, são muito penosas para o organismo e não funcionam, ou melhor, funcionam momentaneamente e geram mais prejuízos metabólicos que benefícios estéticos. E em alimentação, a estética é o final do produto metabólico que acontece dentro de um organismo bem nutrido.

3 - Cortar doces e frituras de uma vez funciona ou a mudança tem de ser gradativa?

Toda mudança deve ser gradativa. A nutrição é uma raiz de possibilidades. Tudo é permitido e a palavra de ordem é Moderação. Salvo os casos clínicos de alergias, intolerâncias e condições dietoterápicas particulares, que exigem uma conduta nutricional específica e individualizada.

Vale lembras que a radicalização alimentar gera compulsão e a não adesão ao processo de reeducação de mudança de hábito alimentar.

4 - O que deve ser evitado a todo custo nesse processo de mudança. Quer dizer, existem alimentos que boicotam a dieta?

O que deve ser evitado a todo custo é a desistência e a falta de compromisso com os objetivos pretendidos .

Na verdade, o que boicota a dieta não é o alimento, mas a quantidade dele. Comer um chocolate ou uma fatia de bolo não vai boicotar , mas a restrição rigorosa e a compulsão alimentar que ela ocasiona sim.

Gostou das dicas? Quer aprender mais e adotar um estilo de vida mais saudável? Comece procurando um nutricionista. Este profissional vai te ajudar a transformar desejo em realidade.

Helen Bezerra

Nutricionista - CRN/7- 3986

Especialista em Nutrição Clínica e Hospitalar, Nutrição Aplicada à Estética, Gestão de Clínica e Pós Graduada em Fisioterapia Clínica e Esportiva.

Contatos:

Fone: (91) 98384.9999

Email: helen.b.nutri@gmail.com

#Nutrição #Dieta #Emagrecer #Nutriconista

124 visualizações

LOJA UMARIZAL

Travessa 14 de Março, 1440 

Entre José Malcher e João Balbi

COM ESTACIONAMENTO

PARA CLIENTES

 

Tel.: (91) 3222.5222

 

Fax: (91) 3085.9048

 

LOJA

BATISTA CAMPOS

Rua dos Mundurucus, 1806

Em frente à Praça Batista Campos.

 

Tel.: (91) 3222.0315      

© 2014 NFarma Farmácia de Manipulação. Todos os direitos reservados. CNPJ: 34.885.509/0001-80 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Blogger - White Circle