top of page
Buscar

Por que Emagrecer parece ser tão difícil?


Por que Emagrecer parece ser tão difícil? Você já se perguntou se quer Emagrecer ou se quer ser Emagrecido???? Isso faz toda a diferença!

Lembre-se: SE VOCÊ QUISER, VOCÊ EMAGRECE! Basta você estar disposta a modificar seu estilo de vida, se libertar de hábitos prejudiciais como: sedentarismo, optar por escolhas alimentares inteligentes e moderar no tamanho das porções nas refeições . E não, você não vai passar fome!

Vamos as dúvidas mais frequentes:

1-POR QUE É TÃO DIFÍCIL MUDAR OS HABITOS ALIMENTARES? QUAL A MAIOR DIFICULDADE?

Toda mudança vem envolta a desconforto e a alimentar não é diferente. Quando falamos em MUDANÇA DE HABITO ALIMENTAR a primeira palavra que vem a cabeça é a tão temida DIETA e esse já constitui um fator impactante de resistência.

Visto que, entrar numa nova realidade que traz a ideia de restrição, de sacrifício, de dissabor e monotonia alimentar altera a ideia do benefício do consumo de usufruir de um prazer. O prazer de comer!

Dentre as várias dificuldades, podemos citar a dificuldade de se libertar de hábitos trazidos desde a infância, dos hábitos associados as questões culturais, sociais, ambientais, familiares e emocionais (os chamados alimentos de consolo - confort food).

Além da dificuldade de se livrar do apelo comercial ao consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio, gordura e açucares e de baixíssimo valor nutricional, mas de uma praticidade inquestionável, que gera comodidade e dependência pela facilidade de acesso .

Enfim, as dificuldades consistem em quebrar paradigmas e desmistificar os conceitos de que "dieta" é sacrifico, quando na verdade ela está inserida na reeducação alimentar e não nas dietas da moda que geram resultados momentâneos. É entender que a CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO é uma ferramenta de equilíbrio bioquímico, funcional, enzimático e metabólico que oferta melhorias não só de hábitos alimentares, mas de melhoria de qualidade de vida, de longevidade e de disposição física e mental para todas as atividades do dia a dia .

2 - Qual o primeiro passo para quem pretende melhorar a alimentação, ou seja, por onde se deve começar?

O primeiro passo é desenvolver a conscientização de que práticas, hábitos e concepções alimentares podem ser direcionadas à mudanças sem radicalismo.

De maneira fácil, saudável, prazerosa e com muito sabor. Mesmo que as condições da vida moderna tente convencer do contrário.

Nesse contexto, o ideal é sempre iniciar essa mudança alimentar com a busca do PROFISSIONAL NUTRICIONISTA. Que é o profissional habilitado a entender, analisar e adequar o plano alimentar dentro das 4 leis essenciais da alimentação (Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação). Ajustando, desse modo, a conduta dietética de acordo com as necessidades e especificidades de cada indivíduo e respeitando preferências e aversões, horários e estilo de vida. E, sobretudo, se desapegar do principal defeito dos momentos atuais que é o de acreditar em tudo o que vem sendo publicado em blogs, sites, instagrans e revistas que tratam do tema Nutrição sem nenhum embasamento científico. Estes propagam a ideia de que para emagrecer, deve-se fazer dietas rigorosas que, via de regra, são muito penosas para o organismo e não funcionam, ou melhor, funcionam momentaneamente e geram mais prejuízos metabólicos que benefícios estéticos. E em alimentação, a estética é o final do produto metabólico que acontece dentro de um organismo bem nutrido.

3 - Cortar doces e frituras de uma vez funciona ou a mudança tem de ser gradativa?

Toda mudança deve ser gradativa. A nutrição é uma raiz de possibilidades. Tudo é permitido e a palavra de ordem é Moderação. Salvo os casos clínicos de alergias, intolerâncias e condições dietoterápicas particulares, que exigem uma conduta nutricional específica e individualizada.

Vale lembras que a radicalização alimentar gera compulsão e a não adesão ao processo de reeducação de mudança de hábito alimentar.

4 - O que deve ser evitado a todo custo nesse processo de mudança. Quer dizer, existem alimentos que boicotam a dieta?

O que deve ser evitado a todo custo é a desistência e a falta de compromisso com os objetivos pretendidos .

Na verdade, o que boicota a dieta não é o alimento, mas a quantidade dele. Comer um chocolate ou uma fatia de bolo não vai boicotar , mas a restrição rigorosa e a compulsão alimentar que ela ocasiona sim.

Gostou das dicas? Quer aprender mais e adotar um estilo de vida mais saudável? Comece procurando um nutricionista. Este profissional vai te ajudar a transformar desejo em realidade.

 

Helen Bezerra

Nutricionista - CRN/7- 3986

Especialista em Nutrição Clínica e Hospitalar, Nutrição Aplicada à Estética, Gestão de Clínica e Pós Graduada em Fisioterapia Clínica e Esportiva.

Contatos:

Fone: (91) 98384.9999

Email: helen.b.nutri@gmail.com

 

140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page